domingo, 17 de julho de 2011

SINDROME DE DOWN

Sempre tive muito respeito e carinho por toda pessoa portadora de qualquer tipo de necessidade, mas recordei de uma vivencia muito linda e resolvi compartilhar com aqueles que me seguem ou um dia seguirão.
Há muito tempo atrás, conheci uma família que se tornou muito amiga da minha.
Essa familia era composta de tres pessoas a princípio.
O pai era uma pessoa normal que vinha de um casamento dissolvido e com ele sua filha(LÚ,  nome fictício), portadora da sindrome de down. Esse conheceu uma pessoa incrivel e amorosa,  portadora de  sequela de meningite, que lhe ocasionou a perda completa da audição e fala.
A nova esposa desse pai, gostava muito da menina e a tratava com todo carinho e respeito, e isso as fazia unidas diuturnamente.Era lindo ver como ambas se entendiam, pois criaram códigos para se comunicarem.
Algum tempo depois, a mãe engravidou...A criança que veio ao mundo era linda e perfeita.
Foi então que comecei a fazer uma observação incrível. Apesar de termos oferecido apoio a família, que foi educadamente recusado, percebi que o novo bebe era muito bem cuidado por ambas(madrasta/enteada).
Como a mãe nao ouvia, Lú estava sempre atenta as necessidades da nova criança.
Quando o bebe chorava,Lú gentilmente a pegava e o colocava nos seios da mãe, para que essa lhe desse seu alimento.
Lú sempre atenta, ia acompanhando o desenvolvimento e crescimento do bebe.
Viamos sempre Lú com o bebe nos braços, cantando para a irmã e com que cuidado ela fazia a higiene desse bebe, sempre com a acessoria dos pais ou as vezes até só.
Com o tempo, o bebe cresceu e logo aprendeu a falar...quem a ensinava? A linda e gentil irmã mais velha, Lú. O tempo passou, e esse bebe cresceu, estudou, namorou e casou, mas sem deixar de ficar próxima dos pais e princnipalmente da irmã que tanto amava.
Hoje passado alguns anos, perdi o contato com essa família, mas jamais esquecerei dessa história que nao é fictícia.
Por isso sou sempre pronta a dizer o quanto devemos respeitar toda e qualquer pessoa, sendo ela portadora de qualquer necessidade, mas aqueles que são considerados "doentes", "incapazes", etc, esses sim merecem todo o nosso carinho pois essas pessoas são capazes de se SUPERAR, e melhor, nos superar e surpreender.
Então, que eles sejam sempre bem vindos em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário